O portal Tesouro Transparente lançou o painel de acompanhamento da regra de ouro. Com uma série histórica que se inicia em dezembro de 2008, o painel apresenta a despesa de capital, as operações de crédito, a variação do colchão da dívida pública e o resultado da margem de suficiência para o cumprimento da regra.

Basta o usuário clicar no mês desejado para ter acesso a informações do mês, do ano e dos últimos 12 meses. Esta última informação (regra de ouro acumulada nos últimos 12 meses) também é apresentada de forma gráfica. O painel será atualizado mensalmente, com as informações do mês anterior, permitindo à sociedade acompanhar de forma transparente esse importante indicador fiscal.

Fonte: STN – Secretaria do Tesouro Nacional

Kleber Marques

É Contador Público Federal no Ministério da Economia – possui graduação em Ciências Contábeis e Especialização em Perícia Contábil. Possui experiência na área de CASP, Orçamento, Finanças e Administração Pública. Foi responsável pela elaboração e divulgação dos RCPG – Relatórios Contábeis de Propósito Geral do IFPB. Em recentes acórdãos nº 1661/2018 550/2018 e nº 2.377/2017 – TCU – Plenário, o Tribunal de Contas da União, mencionou seu trabalho. A pedido do TCU elaborou 2 metodologias que auxiliam no combate à fraude e corrupção, são elas: a Metodologia do Poder de Compra e a Metodologia do Poder de Barganha.

Deixe uma resposta