O sistema e-Prevenção foi elaborado para apoiar o desenvolvimento das ações contempladas no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).


E mesmo depois de respondido e a instituição ter recebido sua auto avaliação, ele serve para fornecer diretrizes e referências pra a implementação de um Programa de Integridade efetivo.

Vamos conversar sobre esses pontos com Kleber Marques, autor da metodologia “ O Poder de Compra como fator de risco à fraude e corrupção”. Um estudo realizado entre 2017 e 2018, a pedido do TCU para mapear as fragilidades das organizações públicas.

A metodologia é utilizada pelo PNPC Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e da sustentação ao sistema e-prevenção.

Conversaremos também com Misma de Paula que esteve como responsável por responder o questionário do E-prevenção de uma estatal mineira.

Inscreva-se ! Será um evento gratuito e on line.

A origem do PNPC

Kleber Marques

Contador Público Federal, Mestrando em Políticas Públicas na UFPB, com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba e Especialização em Perícia Contábil, especialista em Compliance Anticorrupção, com Certificação Internacional CPC-A. A atuou como Instrutor/multiplicador da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e da ESAF – Escola de Administração Fazendária. Por dez anos respondeu pela Conformidade da Contabilidade do IFPB – Instituto Federal da Paraíba, assessorando a Gestão com informações sobre a realidade orçamentária, econômica, financeira e contábil da instituição, em apoio ao processo de tomada de decisões e à adequada prestação de contas. Possui experiência na área de CASP- Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento, Finanças e Administração Pública. Foi responsável pela elaboração e divulgação dos RCPG – Relatórios Contábeis de Propósito Geral do IFPB. O TCU - Tribunal de Contas da União, menciona seu trabalho nos acórdãos nº 958/2019, nº 1661/2018; nº 550/2018 e 2377/2017 – TCU – Plenário. Autor da metodologia que deu origem ao PNPC - Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e atualmente atua como Secretário Executivo de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção do Município de João Pessoa - PB.

Deixe uma resposta