•  Junte-se a mais de 70.000 usuários e receba gratuitamente as atualizações do blog.

Plataforma de análise de dados promove acesso e cruzamento de diferentes bases de informações governamentais.

Nesta segunda-feira, 16, os ministros do Planejamento, Esteves Colnago; do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Lima; da Transparência e CGU, Wagner Rosário (interino); além dos presidentes das empresas Serpro, Glória Guimarães, e Dataprev, André Magalhães, apresentaram os resultados preliminares obtidos a partir do cruzamento de grandes bases de dados de governo, por meio da plataforma GovData, que vem contribuindo para melhorar a efetividade e a transparência de políticas públicas sociais.

O GovData é um importante aliado do governo federal no monitoramento e no desenvolvimento de políticas públicas, na racionalização do gasto público e na ampliação da oferta de serviços públicos digitais. Essa plataforma permite aos órgãos pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) a hospedagem das suas bases no Data Lake (lago de dados) da solução digital e acesso às diversas bases de dados dos órgãos membros do Sisp, mantendo o sigilo e a confidencialidade daqueles dados que são de uso exclusivo. O GovData propicia uma série de ferramentas para mineração, descoberta de dados e análises estatísticas, contribuindo para melhorar a forma do governo entregar valor para a sociedade.

A solução disponibilizará as bases de dados mais acessadas do governo federal. Entre elas, estão o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), o Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg), o Sistema de Convênios (Siconv), o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), SiasgNet, ComprasNet, Rais Estatística e Operacional, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Maciça, Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi), BPC, SiapeDW . Esse número pode aumentar com a inclusão de novas bases dos órgãos que aderirem à solução.

 

 

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Serpro são responsáveis pelo aprimoramento e evolução dessa solução digital, que é capaz de unir diversas bases de governo em uma robusta infraestrutura de Data Lake e cruzar as informações entre elas. Isso acontece porque apenas o Serpro e Dataprev possuem esse conjunto de bases de informações em seus centros de dados, tornando a criação desse Data Lake um produto exclusivo da parceria das três instituições destinado aos órgãos do Sisp.

Vantagens do uso da plataforma

Economicidade – Hoje, os órgãos governamentais não possuem infraestrutura tecnológica suficiente para a criação de uma estrutura robusta de análise e mineração de dados. Somado a isso, para se fazer esse trabalho é necessário a contratação de diversas ferramentas, algo que com a adesão ao GovData não é necessário, pois as ferramentas já estarão disponíveis.

Transparência – Disponibilização das informações de diversos órgãos dentro de um mesmo Data Lake (lago de dados), permitindo ao contratante o cruzamento de informações com bases de diferentes órgãos. Isso faz com que as respostas aos problemas sejam mais completas e assertivas. É um instrumento que contribui para a redução de fraudes.

Gestão – O GovData vai permitir aos órgãos pertencentes ao Sisp uma melhor gestão das suas ações, já que a ferramenta viabiliza a realização de análises mais ágeis das contas públicas, como a concessão de benefícios sociais, e também, irá melhorar a prestação de serviços públicos. Como exemplo, o GovData vai permitir o mapeamento dos nomes de pessoas que já faleceram, mas continuam recebendo algum benefício social.

Benefícios do GovData

– Facilita o cruzamento de dados ao reunir, em uma única plataforma, diferentes bases de governo.
– Simplifica o acesso e a avaliação de gestores públicos a informações governamentais.
– Permite a troca de informações entre os órgãos aderentes à solução.
– Auxilia o desenvolvimento e o monitoramento de políticas públicas.
– Propicia economia nos custos de armazenamento, processamento e análise de dados.
– Favorece processos de controle e auditoria.
– Possibilita a melhoria contínua dos cadastros governamentais.

Adesão ao GovData

Essa tecnologia de ponta é voltada para o uso do governo, garante o sigilo e a individualização das informações e está disponível para todos os órgãos federais pertencentes ao Sisp. Além disso, favorece a simplificação da oferta de serviços públicos e também a formulação, a implementação, a avaliação e o monitoramento de políticas públicas, trazendo mais transparência para o Estado e a sociedade.

 

Contratação

 

Fonte:

Comunicação Institucional do Serpro — 16 de abril de 2018

Kleber Marques

É Contador Público Federal no IFPB - Instituto Federal da Paraíba - possui graduação em Ciências Contábeis pela UFPB e Especialização em Perícia Contábil pela UnP. Há dez anos, responde pela Contabilidade do IFPB, assessorando a gestão com informações em apoio ao processo de tomada de decisões e à adequada prestação de contas. Possui experiência na área de CASP, Orçamento, Finanças e Administração Pública. É responsável pela elaboração e divulgação dos RCPG – Relatórios Contábeis de Propósito Geral do IFPB. Em recentes acórdãos nº 550/2018 e nº 2.377/2017 - TCU - Plenário, o Tribunal de Contas da União, menciona seu trabalho publicado pela Contabilidade do Campus João Pessoa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: