O que é um Programa de Integridade?
"Um programa de integridade é o conjunto de medidas e ações institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção."

Saiba mais
KleberMarques.com.br
Ser Contador Público é ser o profissional responsável por assessorar os gestores públicos na tomada de decisões, auxiliar os órgãos de controle externo no combate a fraudes e corrupção, e zelar pela eficiência, eficácia e efetividade dos gastos públicos na instituição.

Kleber Marques

Acesse nosso site
CKM.blog.br
Enquanto a sociedade estiver me pagando um salário para que eu exerça a minha função de contador público, eu vou fazer o possível para orientar os gestores públicos a utilizarem os recursos com eficiência, eficácia e efetividade.

Kleber Marques

Assine nosso Blog
  •  Junte-se a mais de 70.000 usuários e receba gratuitamente as atualizações do blog.

A contabilidade é uma ciência que oferece muitas oportunidades de mercado de trabalho para os profissionais. Mesmo com um cenário de crise no país, ainda há muita oportunidade de trabalho para os profissionais que se especializam na área da nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Gerir um órgão púbico é totalmente distinto de gerir uma empresa privada, principalmente quando envolve a interpretação de dados para a tomada de decisão. Por isso, é fundamental o papel de um contador público especializado no auxílio a esse trabalho.

Consultoria, Auditoria e Perícia são alguns nichos onde os profissionais podem atuar no mercado da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Auditoria: Como auditor, o contador poderá atuar nos órgãos de controle externo ou interno, auxiliando a gestão, e contribuindo para a sociedade no combate à corrupção, fraudes, riscos de processos e procedimentos.

Consultoria: É o modo de transferir o conhecimento de forma estratégica para maximizar os resultados esperados pela instituição. O uso de programas de gestão e planejamento cresce a cada dia nos órgãos públicos, sendo bastante utilizados no governo federal. Já nos municípios, a utilização de programas para auxiliar a gestão ainda é muito pouco aplicada, portanto, a figura do contador como um consultor é de extrema importância.

Perícia: A perícia é uma ferramenta para auxiliar o magistrado em decisões de grande importância. Na área pública, pode contribuir para elucidar crimes de responsabilidade fiscal, improbidade administrativa, desvios de recursos e outros tantos que são cometidos pelos agentes públicos. O país vive um momento ímpar, por conseguinte a Contabilidade Pública passa por uma verdadeira revolução e está em grande evidência. A profissionalização de peritos na área da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) se faz, cada vez mais, necessária. Atualmente, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) possui o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), onde você pode fazer uma consulta, visto que a base é aberta ao público, basta clicar AQUI.

Contato@ContadorKleberMarques.com.br

Kleber Marques

É Contador Público Federal no IFPB – Instituto Federal da Paraíba, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Especialização em Perícia Contábil pela UnP (2002). É Instrutor/multiplicador da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e da ESAF – Escola de Administração Fazendária. Lecionou as disciplinas de Contabilidade Básica, Intermediária, Contabilidade Pública e AFO – Administração Orçamentaria e Financeira. Há dez anos responde pela Contabilidade do IFPB – Instituto Federal da Paraíba, assessora a Gestão com informações sobre a realidade orçamentária, econômica, financeira e contábil da instituição, em apoio ao processo de tomada de decisões e à adequada prestação de contas. Possui experiência na área de CASP-Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento, Finanças e Administração Pública. Foi responsável pela elaboração e divulgação dos RCPG – Relatórios Contábeis de Propósito Geral do IFPB. Em recentes acórdãos nº 958/2019, nº 1661/2018; nº 550/2018 e 2377/2017 – TCU – Plenário , o Tribunal de Contas da União, menciona seu trabalho publicado pela Contabilidade do Campus João Pessoa. O trabalho em questão foi desenvolvido com base no entendimento do Tribunal de Contas de União (TCU) de que a mais eficiente e proativa atitude para preservar os recursos públicos é prevenir que estes sejam desviados de seus propósitos. Dentre os trabalhos entregues ao TCU e aos demais órgão de controle estão: i) Relatório técnico sobre o Poder de Compra do Setor Público Federal em cumprimento ao Acórdão Nº 2377/2017 Plenário; ii) Relatório técnico sobre o Poder de Compra do Setor Público – Conselhos de Classe e Sistema “S” em cumprimento ao Acórdão Nº 550/2018 Plenário. iii) Relatório técnico sobre o Poder de Barganha do Setor Público em cumprimento ao Acórdão nº 1661/2018 – TCU – Plenário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: