O que é um Programa de Integridade?
"Um programa de integridade é o conjunto de medidas e ações institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção."

Saiba mais
KleberMarques.com.br
Ser Contador Público é ser o profissional responsável por assessorar os gestores públicos na tomada de decisões, auxiliar os órgãos de controle externo no combate a fraudes e corrupção, e zelar pela eficiência, eficácia e efetividade dos gastos públicos na instituição.

Kleber Marques

Acesse nosso site
CKM.blog.br
Enquanto a sociedade estiver me pagando um salário para que eu exerça a minha função de contador público, eu vou fazer o possível para orientar os gestores públicos a utilizarem os recursos com eficiência, eficácia e efetividade.

Kleber Marques

Assine nosso Blog
Previous
Next
  •  Junte-se a mais de 70.000 usuários e receba gratuitamente as atualizações do blog.

O Blog CKM foi e é um grande desafio para quem é apaixonado por números. Escrever, definitivamente, não é nosso dom, mas superar desafios, querer fazer algo diferente, tentar contribuir, de alguma forma, para uma sociedade mais ética, justa e informada, esse sim é um dom que Deus nos deu.

Assim nasceu o CKM.blog.br – Contador Kleber Marques – com uma proposta diferente: apresentar a realidade da contabilidade pública brasileira através dos olhos de um contador público militante, efetivo e atuante.
Mensalmente, trouxemos textos que retrataram exemplos de casos reais, modelos para análise e assuntos que valorizaram o contador e a contabilidade pública brasileira.

Agora, também passaremos a trazer um novo quadro que terá o tema:

Somos a cara da Contabilidade Pública Brasileira.

A ideia é apresentar, mensalmente, um ilustre profissional da contabilidade pública brasileira que falará de forma resumida o seu currículo, sua atuação como profissional contábil e as contribuições que deixou ou está deixando para o Brasil e para CASP.
Não temos interesse em ganhar nada, financeiramente falando, a nossa intenção é apenas usar o nosso espaço, blog www.CKM.blog.br para homenagear e mostrar o que os mais diversos profissionais da área pública fazem muitas vezes de forma anônima por esse país.

Escolhemos alguns colegas por ter admiração pelo trabalho que desenvolvem, por nos inspirarem como profissionais, por saber da sua competência e dedicação na busca incessante de uma contabilidade pública brasileira cada vez melhor.

O homenageado do mês é o Contador MS. Elias Martins

Contador graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA em Finanças pelo Instituto de Administração COPPEAD/UFRJ e Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Atua na área pública a 15 anos, período pelo qual é Contador Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, já militou na área de perícia contábil por 6 anos empresas de destaque no cenário nacional tal como Furnas Centrais Elétricas. Depois de diversas passagens pelo Fórum Nacional de Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais Brasileiras atuando como Vice Coordenador Nacional desde 2005 assumiu a Coordenação Nacional.

O Fórum desenvolve as suas atividades desde 1992 com a adesão das 63 universidades federais contando com o apoio da Associação Nacional dos Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior, Ministério da Educação e Secretaria do Tesouro Nacional promovendo capacitações e eventos por todo o país nos meses de maio de novembro. Atualmente é Vice-Presidente Operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro atuando ativamente nas Comissões de Governança e da área pública desta autarquia federal. Faz parte do Grupo de Negócios Sociais do Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em 2018 foi reconhecido destaque empresarial pelo  renomado grupo de empresários do Rio de Janeiro G10. Estamos em um momento em que a profissão passa por transformações fruto do processo natural de evolução humana por este motivo é preciso estarmos constantemente na busca de conhecimento e novas experiências

Frase:

Exerço com muito orgulho a profissão a qual decidi dedicar com foco e entusiasmo todo meu esforço para adquirir conhecimento e experiência, honrando a cada dia a categoria que hoje conta com mais de 500 mil profissionais de todo o país. Responsabilidade e zelo, com ética e transparência são elementos fundamentais para exercer diariamente a profissão de Contador. Como cidadão brasileiro não apenas desejo dias melhores para o nosso país como trabalho intensamente para que em breve alcancemos este dia.

Kleber Marques

É Contador Público Federal no IFPB – Instituto Federal da Paraíba, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Especialização em Perícia Contábil pela UnP (2002). É Instrutor/multiplicador da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e da ESAF – Escola de Administração Fazendária. Lecionou as disciplinas de Contabilidade Básica, Intermediária, Contabilidade Pública e AFO – Administração Orçamentaria e Financeira. Há dez anos responde pela Contabilidade do IFPB – Instituto Federal da Paraíba, assessora a Gestão com informações sobre a realidade orçamentária, econômica, financeira e contábil da instituição, em apoio ao processo de tomada de decisões e à adequada prestação de contas. Possui experiência na área de CASP-Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento, Finanças e Administração Pública. Foi responsável pela elaboração e divulgação dos RCPG – Relatórios Contábeis de Propósito Geral do IFPB. Em recentes acórdãos nº 958/2019, nº 1661/2018; nº 550/2018 e 2377/2017 – TCU – Plenário , o Tribunal de Contas da União, menciona seu trabalho publicado pela Contabilidade do Campus João Pessoa. O trabalho em questão foi desenvolvido com base no entendimento do Tribunal de Contas de União (TCU) de que a mais eficiente e proativa atitude para preservar os recursos públicos é prevenir que estes sejam desviados de seus propósitos. Dentre os trabalhos entregues ao TCU e aos demais órgão de controle estão: i) Relatório técnico sobre o Poder de Compra do Setor Público Federal em cumprimento ao Acórdão Nº 2377/2017 Plenário; ii) Relatório técnico sobre o Poder de Compra do Setor Público – Conselhos de Classe e Sistema “S” em cumprimento ao Acórdão Nº 550/2018 Plenário. iii) Relatório técnico sobre o Poder de Barganha do Setor Público em cumprimento ao Acórdão nº 1661/2018 – TCU – Plenário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: